Palestrantes confirmados


Alex Hornest

Artista multidisciplinar voltado à reflexão sobre temáticas urbanas, participante de murais e exposições dentro e fora do país.


Álvaro Avelino Sánchez Bravo

Professor Doutor da Universidade de Sevilha, Espanha. Diretor do Seminário "Criminologia e Meio Ambiente" da Universidade de Sevilha. Presidente da Asociación Andaluza de Derecho, Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible.


Christiane Gasparini Araujo Costa

Coordenadora da área de Segurança Alimentar e Nutricional do Instituto Pólis. Socióloga e Mestre em Saúde Pública pela USP, membro da coordenação-executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).


Claudia Visoni

Jornalista e agricultora urbana. Pesquisa assuntos ligados à ecologia e ao consumo sustentável.


Daniela Campos Libório Di Sarno (coord.)

Advogada, doutora, líder do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano da PUC-SP e professora na mesma universidade. Possui especialização em "Políticas ambientais e globalização" pela Universidad Castilla La Mancha (Espanha) e pós-doutorado na Universidad de Sevilla sobre o tema "Gestão Normativa das Águas para Consumo". Atual presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico.


Debora Sotto

Procuradora do Município de São Paulo. Doutora em Direito Urbanístico pela PUC-SP e Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano (PUC-SP/CNPq) e Instrutora da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP e do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município de São Paulo - CEJUR.


Henrique Botelho Frota

Advogado. Mestre pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Ceará. Membro Fundador do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS, no qual coordena o Grupo de Trabalho sobre Cidades. Atual Secretário Executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU.


Lígia Maria Silva Melo de Casimiro

Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, professora da Faculdade Paraíso - FAP, em Juazeiro do Norte-CE, de graduação e pós graduação. É também professora colaboradora do Instituto Romeu Felipe Bacellar, em Curitiba/PR. Foi procuradora-geral do Município de Piraquara-PR, procuradora geral da FUNCAP (Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa) e Assessora da Coordenadoria de Direitos da Cidadania da Secretaria de Estado da Cidadania do Paraná.


Lilian Regina Gabriel Moreira Pires

Advogada, mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Assessora Jurídica do Ministério dos Transportes. Atualmente, é Assessora na Superintendência do DER/SP e professora de Direito Administrativo, Urbanístico e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Luciana Bedeschi

Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenadora do Projeto Centro de Referência em Direitos Humanos do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, em parceria com Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


Luis Manuel Fonseca Pires

Juiz de Direito do Estado de São Paulo, doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atualmente é professor.


Mara Regina de Oliveira

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP) e Professora Assistente Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Marinella Machado Araujo

Advogada, doutora em Direito Administrativo pela UFMG, é coordenadora de pesquisa do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e professora da PUC Minas, onde também é coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito e do NUJUP (Núcleo Jurídico de Políticas Públicas do Observatório de Políticas Urbanas, PROEX). É também avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Pesquisadora Principal da rede brasileira de monitoramento de políticas urbanas do Observatório das Metrópoles do IPPUR/UFRJ e do Observatório do Milênio da PBH/UN-Habitat.


Nelson Saule Jr.

Advogado, doutor e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador do escritório modelo Dom Paulo Evaisto Arns. É também Coordenador da área Direito à Cidade do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Pólis), Coordenador da Revista Magister Direito Ambiental e Urbano, Coordenador de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e Conselheiro do Conselho das Cidades.


Paulo Afonso Cavichioli Carmona

Juiz de Direito do Distrito Federal, Doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP. É Coordenador do IBDU - Centro-Oeste e Membro efetivo do Conselho Deliberativo do Funpresp-Jud. É também Professor de Direito Administrativo e Urbanístico da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT) e do Mestrado e Pós-Graduação do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Direito Público e Política Urbana.


Ricardo de Sousa Moretti

Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo, é professor titular da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos temas associados a habitação de interesse social, saneamento, mobilidade, projetos urbanos e prevenção de riscos.


Rick Castro

Artista plástico e arquiteto, é fundador do movimento “abravanista”. Participa constantemente de exposições individuais e tem obras na Galeria Casa Triângulo.


Silvana Maria Zioni

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC, onde integra o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Territorial e Urbano, Transporte e Gestão Urbana e Ambiental.


Thiago Marrara

Doutor em direito público pela Ludwig Maximilians Universität (LMU) de Munique, Alemanha, é professor de direito administrativo, urbanístico e ambiental da Faculdade de Direito da USP (RP). Foi aluno e bolsista do Instituto Universitário de Estudos Europeus de Turim, Itália, da Rede de Estudos Urbanos de Helsinque, Finlândia, e do Instituto de Federalismo da Universidade de Friburgo, Suíça. É editor-gerente da Revista Digital de Direito Administrativo (USP), coordenador do Grupo de Pesquisa de direito administrativo (GDA) e membro do conselho deliberativo do Centro de Estudos em Direito e Desigualdades (CEDD).