1º ENINTAU_palestrantes

Informações sobre a 1ª edição do Encontro Internacional de Ambiente Urbano
   
Voltar    

Adilson Abreu Dallari

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com experiência na área de Direito Público.


Álvaro Avelino Sánchez Bravo

Professor Doutor da Universidade de Sevilha, Espanha. Diretor do Seminário "Criminologia e Meio Ambiente" da Universidade de Sevilha. Presidente da Asociación Andaluza de Derecho, Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible.
http://www.us.es/acerca/directorio/ppdi/personal_4124


Cristiano Müller

Advogado, doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, Espanha. Atuou como consultor jurídico do Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos - COHRE - e como Conselheiro das Cidades (2008-2010). Atualmente, é coordenador jurídico do Centro de Direitos Econômicos e Sociais e Assessor da Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca.


Daniela Campos Libório Di Sarno (coord.)

Advogada, doutora, líder do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano da PUC-SP e professora na mesma universidade. Possui especialização em "Políticas ambientais e globalização" pela Universidade Castilla La Mancha (Espanha) e pós-doutorado na Universidad de Sevilla sobre o tema "Gestão Normativa das Águas para Consumo ".


Daniel Ferreira

Engenheiro e advogado, possui doutorado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretor acadêmico do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP),  é Professor do Corpo Docente Permanente do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito de Curitiba. É também membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE) e do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA). 
http://lattes.cnpq.br/0992142145444171


Dulce Maria Tourinho Baptista

Socióloga pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Serviço Social e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atualmente é professora. Faz parte do quadro de pesquisadores do Observatório das Metrópoles - Região Metropolitana de São Paulo.


Gustavo de Oliveira Coelho de Souza

Geógrafo, doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e chefe de divisão da Fundação Seade - Sistema Estadual de Análise de Dados. Tem experiência na área de políticas públicas, meio ambiente e geoprocessamento, com ênfase em Ciências Humanas.


Henrique Botelho Frota

Advogado, Mestre pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Ceará, é Professor e Coordenador Geral Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Christus (CE) e Diretor Administrativo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Possui experiência em Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Urbanístico, Direito Ambiental e Direito Administrativo.
http://lattes.cnpq.br/1856666970381495


Letícia Marques Osório

Advogada, doutoranda em Direito pela University of Essex, Inglaterra, é Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e coordenadora do programa de direitos humanos da Fundação Ford no Brasil. Estabeleceu o programa das Américas do COHRE (Centre on Housing Rights and Evictions), foi coordenadora do Departamento de Regularização Fundiária e Reassentamentos da Secretaria Especial de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul e participou do Grupo de Especialistas sobre Despejos Forçados do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat). Foi também diretora da Clinica de Direitos Humanos da Universidade de Essex, onde, atualmente, é candidata ao Ph.D em direito.
http://lattes.cnpq.br/4869582473508090


Luiz Alberto David Araujo

Doutor e Livre Docente em Direito Constitucional (PUC-SP), foi Procurador Regional da República e, atualmente, é Professor Titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenador e docente do Curso de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino-ITE (Bauru, SP).


Luis Manuel Fonseca Pires

Juiz de Direito do Estado de São Paulo, doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atualmente é professor.


Márcio Cammarosano

Advogado, doutor e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e Coordenador do Núcleo de Direito Urbanístico da PUC-SP.


Marinella Machado Araujo

Advogada, doutora em Direito Administrativo pela UFMG, é coordenadora de pesquisa do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e professora da PUC Minas, onde também é coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito e do NUJUP (Núcleo Jurídico de Políticas Públicas do Observatório de Políticas Urbanas, PROEX). É também avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pesquisadora principal da rede brasileira de monitoramento de políticas urbanas Observatório das Metrópoles do IPPUR/UFRJ e do Observatório do Milênio da PBH/UN-Habitat.


Nabil Georges Bonduki

Urbanista, Secretario de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, possui doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo, onde atualmente é docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Atuou na coordenação da consultoria para a elaboração do Plano Nacional de Habitação e foi Superintendente de Habitação Popular do município de São Paulo, onde também foi vereador entre 2001 e 2004.
http://lattes.cnpq.br/7064473405574044


Nelson Saule Jr.

Advogado, doutor e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador do escritório modelo Dom Paulo Evaisto Arns. É integrante do Comitê Mobilidade Urbana do CONCIDADES, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Coordenador da área Direito à Cidade do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Pólis) e Coordenador da Revista Magister Direito Ambiental e Urbano. 


Orlando Alves dos Santos Junior

Sociólogo, com experiência na área de Sociologia Urbana, possui mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ) e pesquisador da Rede Observatório das Metrópoles.


Paulo Afonso Cavichioli Carmona

Juiz de direito do Distrito Federal, é mestre e doutorando em Direito Urbanístico (violência urbana) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Direito Administrativo, Urbanístico, Ambiental e Penal.
http://lattes.cnpq.br/0471763465230262


Raquel Rolnik

Urbanista, Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi Diretora de Planejamento do Município de São Paulo e Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Possui doutorado pelo Graduate School Of Arts And Science History Department - New York University.
http://lattes.cnpq.br/4877046230472486


Regina Maria Prosperi Meyer

Urbanista, Professora Titular da USP; Coordenadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole (LUME). Especialista em Urban Design And Urban Planning pela Architectural Association School Of Architecture, possui mestrado em Arquitetura pela University of London e doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.
http://lattes.cnpq.br/1832231551704019


Roberto Cury

Advogado, gestor especial da Prefeitura do Guarujá


Thiago Marrara

Doutor em direito público pela Ludwig Maximilians Universität (LMU) de Munique, Alemanha, é professor de direito administrativo, urbanístico e ambiental do Departamento de Direito Público da Nova Faculdade de Direito da USP (FDRP). Foi aluno e bolsista do Instituto Universitário de Estudos Europeus de Turim, Itália, da Rede de Estudos Urbanos de Helsinque, Finlândia, e do Instituto de Federalismo da Universidade de Friburgo, Suíça.